segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Amapá

estávamos bebendo cerveja...
não me pergunte a hora. Lembro que estava com meus primos, no tal Amapá desconhecido...
ficou difícil de lembrar de tudo depois de 14 anos sem pisar lá...14 anos se passaram e pra onde?
não era essa a questão...a questão era que estávamos bebendo cerveja. O que mais quer saber?
Se estava gelada? Sim, estava...
Na nossa frente, um carro velho que nos levava para cima e para baixo dobrando as esquinas, anunciando chegadas nas casas dos velhos amigos e parentes. O calor era forte dentro do carro, mas pelo menos estava fazendo meus olhos buscarem imagens.
A sorveteria...o sorvete de cupuaçú que misturei com as cervejas.

...

de volta à casa, de frente pro carro, o prazer de beber, de estar à vontade o tempo todo...as bicicletas...os estudantes e suas caminhadas e risos...o cumprimento dos vizinhos de sempre e suas piadas de sempre. Dava pra notar que eram as mesmas piadas...eu ria
O sol eu não via se pôr, mas via seus raios por entre as casas baixas e comércios. O calor ficava mais ameno à medida que bebíamos...à medida que anoitecia...à medida que esquecíamos e ríamos de qualquer coisa do passado. Tudo estava ao meu redor:
a bebida
a alegria
a doença
o prazer
a simplicidade
o novo
o de novo
os nascidos
os crescidos
as lágrimas...

da borracha ligada à torneira dentro de casa, saía a água morna da caixa d´água na laje que molhava nossos pés na varanda. a cerveja estava gelada, a conversa era longa, mas era hora de voltar pra minha Cidade.

não sei quantos anos se passarão até que eu volte lá, mas eu vou voltar

Um comentário:

Juliana Soutelo disse...

Ele está de volta...Gosto muito do seu estilo de escrever, bem descritivo, nos faz entrar e participar das suas aventuras...Pois é, eu tb me senti no Amapá, bebendo uma cerveja!